terça-feira, 31 de maio de 2011

"Se o penhor dessa igualdade?"

A 11 dias para voltar ao Brasil, apos seis meses vivendo nos Estados Unidos, ja passou da hora de falar um pouquinho das diferencas e/ou semelhancas nos dois paises, um que ja fazia e outro que agora tambem faz parte da minha vida.
Como nesse exato momento esta passando o jogo do Miami Heat (time de basquete, pra quem esta por fora), vou comecar falando das paixoes nacionais de cada lugar.
Nao eh preciso falar que o brasileiro para tudo, tudo mesmo, para assistir os jogos da selecao durante a Copa do Mundo. Acorda de madrugada, fecha as portas do trabalho e faz carreata pelas ruas quando o Brasil ganha. Tambem eh capaz de brigar com o melhor amigo durante o Campeonato Brasileiro (eu brigo mesmo). Tambem gostamos muito de volei, Formula 1, basquete, mas nada comparado ao futebol.
Na terra do Tio Sam eh bem diferente. Nessa epoca, esta todo o pais ligado na fase final do campeonato de basquete, na qual, pra minha sorte, o time de Miami chegou e disputa o titulo com Dallas. Nunca fui tao chegada ao basquete, talvez pela minha estatura nao ajudar em nada e eu nunca ter praticado esse esporte. Mas, por ter ido a um jogo do Heat, meu gosto pelo esporte se agucou (leia cedilha nesse c). Eh muito empolgante ir a arena e ver de perto o desempenho dos jogadores e o entusiasmo da torcida. Pra chegar a final, Miami Heat ja foi campeao da etapa Leste (logo Dallas da Oeste) e, sim, houve carreata e muita festa nas ruas, o que me fez lembrar da Copa.
Mas, se os americanos gostam de basquete, eles amam baseball, golf e futebol americano. Mas, nesses, eu nao consigo achar graca  ainda.
Falando em esporte, ja cabe comentar algo que eu andei pensando nos ultimos dias. Claro, antes de cada jogo, como acontece no Brasil, eh tocado o hino nacional. E, nesse caso, convenhamos, eles dao um banho na gente. Vamos admitir que a letra do nosso hino eh bem "estranha". Quando criancas, sem entender bulhufas do que ele fala, fomos obrigados a aprender a cantar. "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante, e o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade...". Quem escreveu isso? Devia estar chapado ou ganhou bem pra escrever o maior numero de palavras dificeis num unico hino.
Nao sei se pode mudar o hino nacional, mas se eu fosse presidente um dia, teria essa como primeira meta a cumprir. Ainda bem que na epoca de Copa e dos Jogos Olimpicos, alem dos brasileiros, poucos entendem  a letra - bobear nem um portugues consegue entender -, senao eu sentiria muita vergonha, sinceramente.
O hino americano, alem de ter uma letra linda (para quem quiser conferir clique aqui), tem uma melodia de arrepiar. Ainda mais que eles costumam convidar cantores famosos para canta-lo nos eventos, o que fica bem mais legal do que aquele coro que a gente era obrigado a escutar na escola na Semana da Patria.
Segue um video com o hino americano para mostrar o que estou falando e um satirizando o nosso Hino Nacional Brasileiro, mas sem a intencao de ofender o meu amado pais, claro!
Chega de escrever por hoje. Vamos torcer! Let's go Heat!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigadinha pelo comentário ;)