sábado, 21 de maio de 2011

Quem matou as aulas de geografia?

Eu nao lembro de ter matado - exceto no primeiro ano do ensino medio que ai nao ficou uma de fora - mas, como a maioria das disciplinas, eu achava que nao usaria a metade daqueles conhecimentos na minha vida, a nao ser para passar no vestibular (ainda penso isso sobre muitas coisas de quimica e matematica). Mas a gente se engana e muito.
Desde que cheguei nos USA, meus contatos com brasileiros sao com pessoas que vieram bem de longe da minha terrinha catarinense. No novo circulo de amigos tem um maranhense e o restante eh de Brasilia. Outro dia eu falei para eles, que Sul, Sudeste, Centroeste, Noroeste e Norte do Brasil eu entendia bem, mas chegava no Nordeste, PQP, que confusao na minha cabeca! Logicamente, foi uma ofensa para eles, principalmente ao maranhense. Mas, gente, eh tanto estado pequeninho amontoado num canto soh, que eu nao consigo distinguir onde fica cada um deles sem recorrer a um mapa que os indique.
Outra briga foi acertar as capitais desses estados, mas nem me sai tao mal. Tinha gente presente muito pior.  Mas, quem se saiu mal foram eles, quando comecei a perguntar sobre o Sul (umas das respostas foi que Gramado fica no Parana). Cada vez que eles escutam algo sobre o Parana, me contam como se eu morasse la. O mesmo quando eh sobre o Rio Grande do Sul. E quando faco minha cara feia, logo eles falam: voce nao eh gaucha? Ou, voce nao eh de Curitiba? Naoooooooo! Sou de Santa Catarina, no meio! Ai, basta falar: ei, se nao tivessem colocado a capital do Brasil la no meio voces seriam goianos! Nao sei porque o preconceito deles, mas a cara feia ganha da minha! Enfim, ninguem pode ficar bravo com ninguem. Eh certo que o Brasil eh imenso, e isso dificulta.
Outro problema tambem eh a logica. Confiamos nela e nos ferramos. Na semana passada, no meu curso de ingles, com aquele monte de alunos de nacoes diferentes, o professor estava perguntando aos demais qual era a capital de cada pais. Adivinhem o que eles disseram sobre o Brasil? Sao Paulo... Rio de Janeiro. Deviam ter deixado mesmo o Rio como capital, nao ia ter tanta confusao e acho que seria mais legal (espero que o pessoal de Brasilia nao leia isso, senao, outra guerra). Pelo menos eles chutaram. Eu fiquei calada quando perguntaram sobre Republica Dominicana, Nicaragua, El Salvador, Haiti...
A "logica" tambem nos faz errar feio quando o assunto sao as capitais americanas. Espero que voce saiba ao menos que a capital dos Estados Unidos eh Washington. Os USA tem 50 estados, entre eles o Alasca e Havai (aposto que alguem nao lembrava ou nao sabia). E agora me diga: qual a capital da California? Se voce respondeu Los Angeles... errou feio! Trata-se de Sacramento. E qual a da Florida, onde eu estou? Nao, nao eh Miami nem Orlando, eh Tallahassee.
Gente, dificilmente vamos voltar a estudar geografia, mas vale a pena de vez em quando darmos uma pesquisadinha sobre conhecimentos gerais, pelo menos para nao fazermos tao feio por ai... principalmente sobre o nosso pais. Estou tentando decorar o Nordeste  (rsrs), mas e voce, me diz qual a capital do Sergipe!?



Beijinhos
Si Inspirada



2 comentários:

  1. Aracaju...to fera em Nordeste, por causa do site...todo dia descubro uma cidade nova

    ResponderExcluir
  2. aeeeeeeee Parabens! hahaha
    e qual a de Roraima?

    ResponderExcluir

Obrigadinha pelo comentário ;)