sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Quem fofoca mais?

Fofoca! Atire a primeira pedra quem nunca fez! E quem são mais fofoqueiro:s homens ou mulheres? Quando saímos em busca dessa resposta, não poderia ser diferente. Homens acusam elas de serem responsáveis por maior número de fofoca. E, elas, afirmam que eles são os grandes fofoqueiros. Mas, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Onepoll, na Inglaterra, com cinco mil pessoas, responde a essa dúvida. São os que homens perdem mais tempo conversando sobre assuntos de pouca importância.
A ala masculina perde, em média, 1h16min do seu dia fofocando. Já as mulheres gastam aproximadamente 52 minutos por dia fazendo o mesmo. Para ambos os sexos, o local preferido para o papo furado é o ambiente de trabalho, especialmente na sala do cafezinho.
A pesquisa apontou que, em 22 dias, homens tricotam quase nove horas a mais. Mas, o sexo feminino tem língua mais ferina: critica outras mulheres, fala da vida sexual de conhecidos e comenta o peso das amigas. O estudo fez descobertas: 58% dos homens admitem que fofocar os deixam enturmados e 31% gostam mais de fofocar com a parceira do que fazer sexo.
Entre os assuntos favoritos dos homens entrevistados no estudo estão histórias vividas por amigos e comentários sobre mulheres.
Embora muitas pessoas demonstrarem detestar a fofoca, é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha falado alguma coisa da vida de outra pessoa. A origem da palavra fofoca vem do verbo mexericar que significa falar mal de alguém e que deriva do forte odor da fruta, pois quem come mexerica não tem como negar.
Historicamente, falar sobre a vida alheia é uma prática bastante antiga. Os homens da pré-história buscavam informações acerca da vida de outras pessoas para saber de suas fraquezas, seus medos, o que sabiam fazer, seus desejos e outros.
Diz o ditado popular que quem conta um conto, aumenta um ponto. Quando se sabe de um boato ou fofoca grande, pode-se ter a certeza de que foi construída por imaginações férteis à custa de frustrações de muitas pessoas, cada uma delas acrescentando ao relato original seus medos e inseguranças. Mas, pior do que falar da vida alheia, é ser o alvo da fofoca, ainda mais quando ela não tem fundamento.


Fofocas no trabalho
Um comentário maldoso no trabalho pode prejudicar tanto a vítima da fofoca quanto o fofoqueiro. As fofocas podem arruinar a carreira de uma pessoa, podendo trazer prejuízos para o ambiente de trabalho, para a confiança entre colegas e chefes, para o moral do grupo e para a pessoa vítima da fofoca ou do boato.



Com a palavra, os amigos! Quem é mais fofoqueiro?

“Eu acho que mulher é muito mais fofoqueira, principalmente falando uma da outra em ambiente de trabalho. Por já ter me incomodado muito com isso na empresa, dou preferência para contratação de homens”
Leandro Extekotter, 28 anos, empresário


“O homem é mais fofoqueiro, eles não conseguem guardar segredo. Qualquer lugar é lugar de fofoca para eles: no trabalho, em lojas, no bar”
Alice Stang, 26 anos, advogada


“Os homens são mais fofoqueiros, porque querem sempre ser um melhor que o outro e saber mais que o outro. Quando um sabe de alguma coisa, já quer ser o primeiro contar para os demais. O bar é o lugar perfeito para eles fazerem isso”
Izabel Wiggers Michels, 27 anos, autônoma


“Na minha opinião, as mulheres fofocam mais, porque a maioria parece já ter instinto para isso. Não são todas, mas tem aquelas que são muito fofoqueiras. Elas adoram fazer isso no trabalho e na aula”
Israel Coan, 23 anos, universitário


Assuntos preferidos por eles:
1-      Bebedeiras de amigos
2-      Destaques dos noticiários
3-      Amigos dos tempos de escola
4-      Mulheres do escritório
5-      A mais bonita do escritório
6-      Espalhar boatos
7-      Promoções
8-      Transas
9-      Salário
10-   O Chefe

Assuntos preferidos por elas:
1-      Outras mulheres
2-      Destaques do noticiário
3-      Problemas no relacionamento
4-      Relacionamentos dos outros
5-      Transas
6-      Peso das amigas
7-      Novelas
8-      Maridos/namorados das amigas
9-      A sogra
10-   Celebridades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigadinha pelo comentário ;)